top of page

UPCYCLING NO BODYCARE: Alternativa de Esfoliante Natural, obtido a partir do reaproveitamento da noz de Tagua

Observa-se nos últimos anos um aumento significativo na conscientização ambiental e no interesse por práticas sustentáveis. Hoje já encontramos no mercado uma gama extensa de cosméticos com rótulos que englobam apelos de naturalidade, eco-friendly, biodegradáveis e agora mais recentemente, o upcycling, que surgiu como uma tendência que merece a sua atenção.

O upcycling é uma ação baseada no reaproveitamento de subprodutos de processos industriais e envolve a utilização de materiais que, de outra forma, seriam descartados como resíduos. Essa prática alinha-se com os princípios da economia circular, que visa reduzir o desperdício e promover a sustentabilidade, ao transformar subprodutos em recursos valiosos. Na indústria de cosméticos, essa abordagem sustentável ganha destaque à medida que as marcas buscam alternativas ecologicamente corretas para os ingredientes tradicionais.



A tagua é uma noz produzida pela palmeira Phytelephas, nativa das florestas tropicais da América do Sul. Conhecida por sua semelhança com o marfim animal, a tagua tem sido tradicionalmente utilizada na fabricação de uma variedade de produtos artesanais, como botões e bijuterias, no entanto, seu potencial de reaproveitamento vai além e poder ser aplicado em cosméticos.

Suas propriedades esfoliantes e suavizantes, tornam a tagua um ingrediente ideal para produtos faciais e corporais.  Ao moer as nozes em pequenas partículas, é possível criar esfoliantes naturais que ajudam a remover as células mortas da pele, promovendo uma aparência mais saudável e radiante.



Para aproveitar essa tendência, apresentamos o Yura Q, partículas esfoliantes da noz de tagua, que são de origem natural, possuem certificações Cosmos e Natrue e carregam apelos ecologicamente corretos. É ideal para formulação de produtos para cuidados corporais, para banho e para o couro. Sua coloração é branca e não adiciona tons aos produtos cosméticos. Por ser um material natural, a tagua é uma opção atraente para consumidores que buscam produtos mais sustentáveis e ecologicamente responsáveis.

Sua utilização também contribui para a redução do desperdício e poluição, pois é 100% biodegradável, além disso, engloba conceitos de economia circular e ética, pois beneficia as comunidades que recolhem as nozes de tagua.

Se você busca uma nova opção de partícula esfoliante natural e biodegradável, pode contar com a Colormix Especialidades, nossa equipe técnica está a sua disposição e pode encaminhar mais informações.

17 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page