top of page
  • Foto do escritorColormix

Cosmético bom pra Cachorro

Espera-se de um bom cosmético, daqueles do tipo “bom pra cachorro”, além do respeito ao meio ambiente, o respeito ao ecossistema e a fisiologia da pele de seu usuário. Será que cosmético bom para pessoas é também bom para os PETS? Alguns fatores precisam ser considerados. O pH da pele humana pode ter uma variação entre 4,2 e 6,5, já nos cães essa variação ocorre entre 6,3 e 7,5, ou seja, um cosmético para humanos é muito ácido para os pets e isso pode causar principalmente desordem na microbiota cutânea, levando a coceira, irritações e dermatites. O número de ocorrências alérgicas é alto no mundo dos pets e isso direciona a demanda por produtos mais seguros e menos agressivos. Outra questão importante é sobre o respeito e a diversidade. As variações incluem opções de produtos para pelos curtos, longos, claros, escuros, com tendência à oleosidade ou mais ressecados. Utilizar produtos direcionados ajuda a prevenir alguns problemas.

Com as mudanças de hábitos vivenciadas neste último ano, é relevante mencionar algumas ocorrências significativas para este mercado: o aumento de adoções de pets, aumento de novos consumidores, o crescimento pela opção por compra online e por novos produtos que atendam às necessidades de assepsia. Neste universo digital, a linguagem visual é fundamental, mas o consumidor busca também por conteúdos com credibilidade sobre o produto e o seu uso, principalmente quanto a sua composição, eficácia e segurança. A Colormix Especialidades tem em seu portfólio soluções seguras e eficazes para o desenvolvimento de produtos para a higiene dos pets. A linha Eversoft, formada por surfactantes aniônicos à base de aminoácidos, que, além de suaves, promovem a higiene sem detergência agressiva. Também apresentam um baixo consumo de água, desde a produção da matéria prima, o mesmo acontecendo na produção e aplicação do produto. Esta linha de aminoácidos conta com outras categorias de ingredientes como os quelantes, emolientes, hidratantes e condicionantes. Para melhorar a emoliência e o condicionamento dos pelos, seguem algumas ideias como os óleos da botânica africana (Manketti e de Baobá), a linha completa de silicones da Sicare, que promovem condicionamento sem deixar residual graxo no pelo.


A escolha do conservante, corante e da fragrância é fundamental para garantir a não alergenicidade. A Colormix Especialidades tem soluções para essas categorias de matéria prima. Tem conservantes naturais, certificados e multifuncionais como o Cosphagard POL, Cosphaderm Dicapo e Cosphaderm MultMeg (à base de Magnólia), que conservam sem agredir a microbiota cutânea. Tem a linha de Corantes Vegetais, que além da coloração, agregam às propriedades fitoterápicas das plantas como a pitaya, hibiscu, blueberry, frutas vermelhas, açaí, manga, kiwi e clorella. Os pets têm um olfato muito desenvolvido e extremamente sensível, a escolha da fragrância e o seu doseamento é fundamental para se fazer um produto que não agrida a pele e o olfato deles, a opção por hidrolatos como o de citronela, capim limão e alecrim pimenta, entrega, além da perfumação natural, uma ação antisséptica e de controle de pragas. Assim como no mercado de cosméticos para pessoas, a vegetalização é uma tendência neste mercado pet, o uso de blends botânicos é uma opção assertiva para a criação de cosméticos sustentáveis, seguros e naturais. A combinação de opções botânicas pode entregar ação antisséptica como o Bioprotec Vegan, a ação de acalmia para pruridos com o Dermoff Pet ou o Despulga para o controle de pragas. Um cosmético bom pra cachorro, precisa, além de criatividade, boas matérias primas, bons profissionais de P&D e boas plantas industriais para sua produção, tudo com muito respeito e carinho por aqueles que sempre estão do nosso lado e nos entregam o melhor, sem pedir nada em troca.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page