top of page
  • Foto do escritorColormix

EMULSÕES SUSTENTÁVEIS

A maioria dos cosméticos utiliza como base uma emulsão, esta é a mesma solução encontrada pela pele para manter a sua integridade e garantir desta forma a realização de sua principal função, a de defesa do corpo. O manto hidrolipídico que protege a sua superfície é uma emulsão, assim como a emulsão epicultânea existente no interior da epiderme para manter coesos seus queratinócitos, realizando desta foram a sua função de barreira e integridade cutânea, portanto, para criar boas emulsões cosméticas, os pesquisadores e desenvolvedores de produtos devem conhecer bem a teoria das emulsões e sua aplicação prática.

Manter um sistema heterogêneo estável é um grande desafio, afinal água e óleo não se misturam, mas com o conhecimento técnico necessário e habilidade, é possível tornar estável o que naturalmente não é. Com o avanço da tecnologia e com a descoberta de emulsionantes naturais, não etoxilados, combinados com agentes reológicos minerais ou gomas naturais, é possível a criação de emulsões sustentáveis, estáveis e seguras.

A escolha do emulsionante requerido é fundamental para manter o Balanço Hidrolipídico (HLB) da formulação, assim como a sua afinidade química com os ativos escolhidos para ela e a definição de sua faixa de pH. As emulsões certamente continuarão sendo a principal base dos cosméticos destinados aos cuidados da pele e dos cabelos.

A busca crescente do mercado por produtos seguros e sustentáveis aponta para soluções naturais, que incluem o processo a frio de produção, para isso, um emulsionante líquido é fundamental. A Colormix Especialidades tem em seu portfólio duas opções de emulsionantes líquidos e naturais, o Olivoil PCA e o Phytocare OL, ambos derivados do óleo de oliva, o primeiro de caráter aniônico para emulsões com pH a partir de 5 e o segundo, não iônico, para ampla faixa de pH. Para emulsões do tipo catiônica, utilizadas para produtos capilares que promovem, além de emoliência, o controle do frizz, a dica é o EverLipd EFA, rico em fosfatídeos obtido a partir do óleo de cártamo, que permite a sua aplicação em xampus e condicionadores com a criação de produtos transparentes.

Optar por um doador de viscosidade hidrossolúvel, como o reológico Optigel CK ou a goma natural Cospaderm X34, ambos certificados Ecocert, diminui a carga oleosa de uma emulsão e a torna mais adequada para peles oleosas, acneicas ou mistas, além de sustentável, poderá ser processado a frio e de forma simples, sem formação de grumos.


Para criar emulsões que agradam, a escolha dos emolientes pode ser a diferença para o sucesso, no momento do teste sensorial realizado pelo cliente. Ter bom deslizamento, absorção rápida, não deixar excesso de brilho, apresentar sensorial sedoso, suave e macio é o esperado. O uso balanceado em cascata de éster de cadeias de tamanho diferenciados, sempre promove bons resultados como a escolha deste trio: Cosphaderm Fell (Triheptanoin), Cosphaderm Touch (Heptyl Undecylenate) e Koperst DO (Decyl Oleate). Caso o perfil da emulsão peça uma carga maior de emoliência, seria bem-vinda a adição dos óleos da botânica africana, tais como: Óleo de Marula, Baobá, Moringa ou Manketti, ricos em insaponificáveis como fitoesteróis, vitaminas e fitoceramidas.

Emulsionar é um talento e emulsionar de forma sustentável torna esta arte ainda mais refinada, afinal a inspiração vem da própria natureza: a pele. Todo respeito é bem-vindo a toda diversidade. Peles infantis, de gestantes, da melhor idade, oleosas, alípicas, desvitalizadas, discrômicas, sensíveis, merecem o melhor, afinal ela é o maior escudo e defesa do corpo contra as ações de desrespeito causadas pelo homem ao meio ambiente. Ser sustentável não é mais tendência, é sobrevivência. (Colormix Especialidades)

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page