top of page
  • Foto do escritorColormix

SOLUÇÕES PARA FORMULAÇÃO DE COSMÉTICOS SEM ÁGUA - WATERLESS

Os produtos waterless ou sem água em sua composição, deixaram de ser apenas uma tendência de consumo, para ocupar as prateleiras e um lugar no coração do seu cliente, que deseja mais praticidade e sustentabilidade.

Já é possível encontrar inúmeras opções de cosméticos com abordagens waterless, seja ele sólido ou em pó. O principal apelo para sua oferta é a beleza limpa ou “clean beauty” – tendência que valoriza produtos que são obtidos a partir de matérias-primas e processos mais naturais e limpos, sem adição de ingredientes controversos ou que constam na lista negativa e que são transparentes quanto às suas características ou origem.

As principais vantagens de produtos sem água na composição, são a abordagem ecológica de preservação de recursos naturais, a redução da poluição plástica, pois eliminam a necessidade de embalagens desse tipo de material para sua comercialização, e o oferecimento de uma versão concentrada, que deve garantir a mesma performance, além do formato prático, ideal para levar no dia a dia e em viagens.

As formulações de limpeza em barra são os grandes clássicos da beleza sem água, pois fazem parte de nosso cotidiano e da história, desde o surgimento de barras obtidas por saponificação de gorduras e óleos vegetais. Com o tempo, o modo de fabricação também evoluiu e surgiram formas de fazer combinações a partir de barras saponificadas com outros surfactantes ou de uso de surfactantes alternativos, para obtenção de produtos com pH mais próximos ao da pele e, portanto, criando produtos mais compatíveis.

As soluções da Colormix Especialidades para a hora do banho, incluem uma versão do SCI-85, surfactante em pó, de origem plant-based, de espuma cremosa e sensorial hidratante, ideal para confeccionar barras de limpeza e o Eversoft ® ULS-100S, um aminosurfactante suave e gentil, 100% natural e certificado, que permite a formulação de barras e produtos em pó altamente compatíveis com a pele e o cabelo, pela sua característica biomimética, além de serem biodegradáveis.

O Apalight EMS 100, hidroxiapatita de cálcio, que atua como booster de proteção solar mineral e possui estudos clínicos que sugerem sua ação na melhoria da textura, aparência da pele e suavização dos sinais do envelhecimento, é uma alternativa que pode ser incorporada em sistemas anidros e em barras, através da sua dispersão em fase oleosa, para compor cosméticos sustentáveis diferenciados.


O Rheobyk 7590 PC é um derivado natural do óleo de mamona, para uso em aplicações cosméticas e de cuidados pessoais e constitui um modificador reológico, para a fase oleosa, que proporciona excelente espessamento e alto grau de tixotropia. É capaz de estabilizar partículas e pigmentos em suspensão e melhora a estabilidade térmica de formulações cerosas. Proporciona uma sensação de pele muito suave e é translúcido, quando dissolvido, o que resulta em propriedades sensoriais atraentes para produtos waterless.

E para colorir um sistema waterless, a Colormix Especialidades apresenta uma série de pigmentos de efeito para cobertura e brilho, que são as micas naturais da linha EARIS, as micas sintéticas da linha Syncrystal®, os pigmentos, que proporcionam efeito de ponto de luz para formulação, constituídos a partir de borossilicatos e a linha Mirage®, que oferece estabilidade e excelência para a aplicação e conta com certificação Cosmos. Além disso, corantes naturais da linha Neelinatural e os ativos encapsulados vegetais, também são opções sustentáveis, que garantem a coloração do seu produto.

Se você deseja iniciar um projeto na área de cosméticos waterless, não deixe de consultar a nossa equipe técnica, para conhecer as soluções personalizadas para seu desenvolvimento. São dezenas de soluções em ingredientes e ativos para dar vida às suas criações.

75 visualizações0 comentário
bottom of page