top of page
  • Foto do escritorColormix

Deo & Antiperspirante sem alumínio

Cresce a busca por desodorantes sem alumínio pelo consumidor de cosmético, alinhado com o conceito de beleza limpa. Formulações que atendem esse claim e associam ingredientes naturais, que prometem sustentabilidade e multifuncionalidade, como a manutenção da microbiota e barreira cutânea, podem se tornar uma solução de sucesso para atender esse crescimento do mercado de desodorantes sem alumínio.

O alumínio é um componente comum nos desodorantes antiperspirantes, porque seus sais (cloridróxido) controlam o fluxo da transpiração, criando uma obstrução temporária no ducto da glândula sudorípara. Com potencial alergênico, devido ao pH ácido resultante na pele, esse tipo de produto pode causar também mancha nas roupas.

O Brasil é o segundo maior mercado consumidor do mundo na categoria de desodorantes. Aqui, produtos antiperspirantes são registrados como grau de risco 2. Eles não são considerados OTC (medicamentos de venda livre de receita médica), como acontece nos EUA, apesar de os estudos de eficácia serem realizados de acordo com as normativas da ANVISA, nos mesmos moldes das orientações americanas. Para a FDA, os antiperspirantes são considerados medicamentos, porque interferem no funcionamento do organismo ao reduzir a quantidade de suor que chega à superfície da pele. Já os desodorantes são classificados como grau 1, pois eles apenas possuem ação antimicrobiana, que previne a formação dos maus odores corporais, geradas pelos metabólitos voláteis de bactérias.

Este mesmo tipo de consumidor também procura produtos sem Triclosan, um conservante muito presente nas formulações convencionais de desodorantes, com ação antibacteriana.

Atenta as necessidades desses consumidores, a Colormix Especialidades tem em seu portfólio, opções de ingredientes que entregam de forma natural e eficaz, para a criação de cosméticos que atendam este apelo de produtos para o controle de odor e da sudorese, sem alumínio:

Controle da Sudorese


· DeoHap Dry (INCI: Calcium/magnesium/zinc hydroxyapatite, clay minerals, zinc PCA), um ativo mineral à base de hidroxiapatita biomimética, enriquecida com PCA Zinco. Com tecnologia smatrsorb, possui uma estrutura altamente porosa, que maximiza a superfície de interação, adsorvendo a água dos fluídos sudoríparos, mantendo seca a pele da região das axilas, sem obstruir os ductos das glândulas sudoríparas. Possui característica bacteriostática e não bactericida, que reduz a atividade e proliferação bacteriana, portanto, a formação de odores, sem excluir a camada bacteriana nativa, respeitando assim a microbiota cutânea.


Controle do odor

· Cosphaderm Zinc Lactate, o Lactato de Zinco combate os maus odores de origem bacteriana. Um ingrediente multifuncional para aplicações como cuidados com a pele. Promove a homeostase da pele, bem como regulação da inflamação e integridade da barreira epidérmica. Tem ação bacteriostática, hidratante e anti-inflamatória, oferece uma multiplicidade de benefícios em uma simples substância natural, aprovada pelo COSMOS.


A Equipe de Ciências da Vida da Colormix Especialidades, está ao seu dispor, para apresentar soluções para inovar seu projeto cosmético de controle de odor e sudorese.

82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page